A Ortodontia é aquela capaz de promover alterações estéticas e funcionais através da movimentação de dentes e dos ossos da face. Trazendo equilíbrio, harmonia e saúde ao paciente.
Porém, o alinhamento dentário não é o único objetivo no tratamento ortodôntico. Aspectos estéticos e funcionais da mastigação, fala e deglutição são considerados quando se realiza um tratamento. Afinal, uma boa mastigação e um belo sorriso melhoram a qualidade de vida e elevam a autoestima.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade. É importante que a primeira avaliação seja feita ainda na infância (em torno dos 6 anos de idade) pois nesta fase ainda pode-se evitar o desenvolvimento de um problema na oclusão através de cuidados PREVENTIVOS.
Numa fase mais adiantada da infância, podemos realizar os tratamentos INTERCEPTATIVOS, que evitam o agravamento de uma Maloclusão simples para uma mais complexa. Podemos exemplificar esta situação com a Mordida cruzada posterior, facilmente corrigida na infância, mas que pode se tornar um problema de correção cirúrgica se não for diagnosticada e tratada na fase correta.
Por fim, temos a possibilidade de tratar pacientes adolescentes e adultos com a ortodontia CORRETIVA. Para isso, utilizamos aparelhos fixos, com bráquetes metálicos ou de Safira ou, mais atualmente, aparelhos removíveis estéticos como o Invisalign.