A disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM), também conhecida como DTM, é um quadro caracterizado por dor articular e/ou músculos da mastigação que possui diferentes agentes causais, variando em prognóstico e modalidades de tratamento. Portanto, um diagnóstico preciso é fundamental para estabelecer o tratamento mais adequado para cada caso.
Os principais sinais de doenças articulares são as alterações da abertura bucal, como ruídos articulares, padrão de abertura desviado ou em “S” e limitação da abertura. Os sintomas ainda incluem dores de cabeça, dor localizada diretamente na articulação, dores musculares (face e mandíbula) e, mesmo, dores cervicais e nas costas.
O manejo dos problemas internos da ATM se inicia com procedimentos reversíveis e não-invasivos, como fisioterapia, o uso de placas estabilizadoras (órteses sobre os dentes), podendo ser necessárias intervenções cirúrgicas em casos específicos.
As DTM Musculares podem ser controladas com mudança de hábitos, fisioterapia e uso de placa interoclusal
A DTM Articular necessita da utilização de placas interoclusais, Lavagem e Liser articular com Viscossuplementação e, eventualmente, reposicionamento cirúrgico do disco.
Profissionais Responsáveis:
Patricia Rizzo (CROBA 4711) Especialista em DTM e Dor Orofacial e Dr. Arlei Cerqueira (CROBA 4726) Cirurgião Bucomaxilo